A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

NOITE DE POESIA E MÚSICA IMPROVISADA

24 Outubro @ 21:3023:45

A violinista Maria do Mar convida para a Fábrica de Alternativas quatro músicos com quem, ao longo dos anos, tem colaborado nos domínios da música experimental e improvisada, Paulo Chagas, Miguel Mira, Carla Santana e Paulo Duarte. O propósito: celebrar um trabalho que se foi realizando sob o signo da efemeridade e que se deseja que continue. Ao longo do concerto várias combinações serão exploradas, do duo ao quinteto, e haverá lugar para a poesia, dedicação paralela de Paulo Chagas.

Maria do Mar – violino, electrónica, voz

Paulo Chagas – saxofone soprano, flauta, poesia

Paulo Duarte – guitarra eléctrica

Miguel Mira – violoncelo

Carla Santana – electrónica

 

Maria do Mar

Maria do Mar, violinista, compositora, performer, professora e activista, com um trajecto iniciado na música clássica e no ensino, e recentemente em projectos de música experimental e improvisada. Tocou em várias orquestras, dentro e fora do país, e leccionou em vários conservatórios e escolas nacionais. Participou ou fez música para filmes de Paulo Rocha, José Barahona, Francisca Marvão, Pedro Gonçalves, Lucas Camargo de Barros ou Inês Oliveira. Integrou peças de teatro e performances como “O Impromptu de Versalhes” de Molière (2016; solo; Teatro Nacional D. Maria II), Estragaram-nos a Festa, Pá!, com Gisela Casimiro, “Grão – CoNTraTemPo” (2021), Festival Giacometti ou Peroguarda; “Grão_X”, aldeia de xisto da Barroca do Zêzere. Em 2024 trabalhou no Opera Lab Berlin, com a peça de teatro musical “Silencio, Por Favor!” de Julia Marx & Thorbjörn Björnsson. Trabalha regularmente com música para poesia com João Morales, e colaborou entre outros com Nuno Moura, Marta Bernardes, Catarina Santiago Costa, Escola de Mulheres, Cláudia Sampaio, Raquel Nobre Guerra, Raquel Lima e Jan Kleefstra.

Gravou com Rodrigo Leão, Fungaguinhos, Cachupa Psicadélica, Ernesto Rodrigues, Ameeba, Mayhuma, Adriano Orrú e Luiz Rocha, entre outros. Destaque para o primeiro álbum de LANTANA, “Elemental” (Cipsela, 2022), elogiado internacionalmente e Prémio RTP/Festa do Jazz como Melhor Grupo do Ano e Grupo Revelação do júri internacional da revista El Intruso (2022). Desenvolveu trabalho de improvisação com Butch Morris, Carlos “Zíngaro”, Joelle Léandre, Paulo Curado, Atau Tanaka, Sei Miguel, Miguel Mira, Joana Guerra, Helena Espvall, Adriana Sá, Paulo Chagas, Juan Calvi, Rodrigo Amado, Lula Pena, Noel Taylor, David Rothenberg, Sofia Borges. Programação/curadoria: “Pequenas Notáveis – Um Mini Festival Sobre o Feminino” (2018), Pequena Notável, Lisboa (2018); ImproJam (2018 a 2020), Penhasco, Lisboa; Amoras Silvestres (2021), Casa Independente, Lisboa; Queer Fest (2020 e 2021), SMUP Parede, Penhasco e Casa Independente; Ciclo DeScomposição Transitória (2020 a 2023), SMUP Parede. Em 2019 foi nomeada pela revista Jazz.pt para Melhor Músico ou Grupo Nacional. (foto: Nuno Martins)

Paulo Chagas

Compositor, professor e multi-instrumentista. Tem dedicado a sua intervenção a várias vertentes da música contemporânea, electro-acústica, ambiental, improvisação, jazz e música de câmara. Tem igualmente trabalhado no campo da produção musical, da promoção de concertos e festivais, assim como na escrita sobre música. É director artístico do MIA – Encontros de Música Improvisada de Atouguia da Baleia, desde 2010. Tem percorrido vários países tocando em concertos e festivais e ministrando workshops sobre composição e improvisação. Paralelamente escreve poesia, ficção, ensaio e análise musical, tendo editado vários livros.

Miguel Mira

Miguel é arquiteto, pintor e professor universitário, além de músico. Inicialmente formado como contrabaixista, nos últimos anos tem-se dedicado ao violoncelo, que afina em quartas (como um baixo) e utiliza invocando todas as suas técnicas de contrabaixo. Veterano na área do jazz (com incursões esporádicas no blues e no rock), experimentou a maioria das suas diferentes tendências, do mainstream ao free jazz, passando pela fusão. Tocou com músicos tão diversos como Carlos “Zíngaro”, Paulo Curado, Ernesto Rodrigues, Abdul Moimême, Rodrigo Pinheiro, Joe McPhee, Evan Parker, Jeb Bishop, Patrick Brennan, Steve Swell, Peter Evans ou Fred Longberg H. Miguel Mira integra Rodrigo Amado Motion Trio, duo com violoncelista Ulrich Mitzlaff, IKB, Rajada com Pedro Sousa e Afonso Simões e o Trio de Cordas LST-Lisboa.

Paulo Duarte

Paulo Duarte, guitarra. Natural da Beira Baixa, formação em arquitetura. Professor do grupo de artes visuais. Frequentou a escola de Jazz de Torres Vedras. Praticante, agora pouco assíduo, de Bodysurf. Fotógrafo de surf. Estes últimos anos integrou vários grupos de música improvisada nomeadamente PREC e Peixe Frito. Participa no MIA frequentemente.

Carla Santana

Vive e trabalha o som nas suas formas mais primárias, texturadas e contemplativas, através de paisagens sonoras com field recordings, captações electro-acústicas do som dos mais variados objectos, e síntese analógica/digital. Apresenta as suas criações a solo sob o nome Quatroconnection, e compõe para performances de teatro e dança. Participa regularmente em concertos de música improvisada com músicos dos mais variados espectros sonoros, nomeadamente em duo de electrónicas com Carlos Santos, em concertos de Rodrigo Brandão, no projecto Quarto Com Luz com Samuel Gapp, Michael Schiefel, João Valinho e Helena Espvall, Barullo Colectivo com Clara Lai, José Lencastre e João Valinho, e ensembles como a Variable Geometry Orchestra, Isotope Ensemble e IKB dos quais foram editados álbuns pela Creative Sources. Faz parte do colectivo de música improvisada experimental LANTANA. (foto: Nuno Martins)

Detalhes

  • Data: 24 Outubro
  • Hora:
    21:30 – 23:45
  • Categoria de Evento:

Local

  • Fábrica de Alternativas
  • Rua Sofia de Carvalho, 1A
    Algés, 1495-222 Portugal
    + Mapa do Google