Data / Hora
Date(s) - 30/11/2024
21:00 - 23:00
Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS
Categorias
Propostas para uma manifestação
Exposição de cartazes do Colectivo Arte Pirata
Interrupção Voluntária da Gravidez
O Juramento Dos Hipócritas
A 17 de Abril de 2007 foi publicada em Diário da República a lei 16/2007, que permite a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas de gestação, a pedido da grávida, podendo esta interrupção ser realizada no Serviço Nacional de Saúde ou em estabelecimentos de saúde privados autorizados.
Em 2023, a jornalista do Diário de Notícias Fernanda Câncio denunciou os vários obstáculos a que as grávidas que queiram interromper a gravidez no Serviço Nacional de Saúde estão sujeitas, da recepcionista do hospital que atende a chamada ao médico objector de consciência.
A ideia desta exposição, de possíveis cartazes para uma possível manifestação, germinou aquando da leitura dessa reportagem, e da injustiça sentida nos depoimentos das várias mulheres entrevistadas.
A eterna desigualdade no tratamento dos corpos.
Há corpos que têm mais direitos que outros.
A maioria dos corpos adultos têm relações sexuais, uns engravidam e outros não. Dos que engravidam e não querem, uns têm dinheiro para recorrer aos estabelecimentos de saúde privados autorizados, outros não.
O controlo exercido sobre o corpo feminino, com uma miríade de justificações pseudomorais, pseudocientíficas, religiosas e culturais, é um sinal de atraso civilizacional profundo, que tem de ser fortemente combatido, causa a causa, batalha a batalha.
Esta é a pequena contribuição do Colectivo Arte Pirata para uma sociedade mais justa, mais equilibrada, mais democrática.