Data / Hora
Date(s) - 01/01/2025
20:00 - 22:00
Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS
Categorias
Esta actividade só se realiza durante o ano lectivo sendo suspensa nas férias.
Hugo Wellenkamp, nascido em 1981, bisneto do guitarrista de fado de Coimbra Vitor Hugo Wellenkamp, e também sobrinho-neto do bailarino, coreógrafo e actual director da Companhia Nacional de Bailado Contemporâneo, iniciou a sua jornada musical à cerca de 30 anos, onde graças ao Blues descobriu as sonoridades da guitarra.
Apenas com 10 anos, mas ciente da pratica contínua, fez questão de seguir um percurso dedicado à aprendizagem deste instrumento que tanto o atraiu. Inicialmente como autodidata e mais tarde absorvendo toda a informação e formação musical possíveis.
Tendo a guitarra como principal e única referência, por volta dos 14 anos começou a juntar-se a pequenas bandas de garagem, onde foi evoluindo e aprendendo outros músicos mais experientes. Durante os anos seguintes, ingressou em variadíssimos projetos musicais, desde o Jazz e Blues ao Rock, e música experimental, como também dando grande apoio musical a grupos corais, também como membro da Luz&Tuna, Tuna Académica da Universidade Lusíada de Lisboa, foi sempre aprendendo novas técnicas, e novos instrumentos.
Em 2005 por ocasião de se encontrar a estudar na Universidad de Sevilla, começou a descobrir as nuances e ritmos da guitarra flamenca, onde foi aprendendo com músicos locais em desgarradas.
Em 2007, devido à experiencia escutista com jovens, a convite do pianista e diretor da Academia de Música de Tavira, o Maestro Luís Conceição, e em parceria com as escolas locais, deu inicio a um projecto de ensino musical para crianças e jovens desfavorecidos e que tinha por objectivo o ensino da guitarra de uma forma menos classica e livre da obrigação do ensino teórico da musica.
Desde então, deu aulas (particulares em em grupos) a variadíssimos alunos, crianças, jovens e adultos.
Sempre continuando a seguir projectos musicais originais e não só, onde deu foco à aprendizagem de novos instrumentos, actualmente sendo proficiente na guitarra (eléctrica, clássica, acústica), baixo e contrabaixo, cavaquinho, bandolim e guitarra portuguesa, e secções rítmicas.
Actuou e deu apoio a vários artistas do panorama nacional, sempre mantendo-se ligado a vários projectos musicais, e é actualmente um dos responsáveis gestão de palco e dos ensaios abertos na Fábrica de Alternativas, bem como organizador das já bem frequentadas Jam Sessions de domingo.
Disponibiliza-se agora, nesta nova etapa e sempre dentro do espirito da Fábrica de Alternativas a dar aulas em grupo ou até privadas (mediante marcação prévia).
Para mais informações contactar pelo formulário abaixo