A Floresta em Portugal | 3 Docs + debate + jantar

Loading Map....

Data / Hora
Date(s) - 23/11/2024
16:30 - 18:30

0

Localização
FÁBRICA DE ALTERNATIVAS

Categorias


A Iris, Associação Nacional de Ambiente propõe a mostra de três peças de interesse público na Fábrica de Alternativas, seguida por uma discussão informal e aberta, sobre a Floresta em Portugal:

 

Não aos Eucaliptos: Veiga de Lila 34 anos depois

Realização: Fernando Antunes Amaral

Propriedade: Íris – Associação Nacional de Ambiente

Duração: 23:46 min

Trailer: https://youtu.be/mfMEKfZ0s6w

Descrição: Há trinta e quatro anos o povo de Veiga de Lila, Fonte Mercê, Água Revés e de várias outras aldeias do Concelho de Valpaços insurgiu-se contra as plantações de eucaliptos na sua terra. Este documentário recolhe os depoimentos de organizadores e participantes no protesto ocorrido a 19 de Março de 1989 na Quinta do Ermeiro, em Veiga de Lila e que contou com mais de um milhar de intervenientes, tendo sido crucial para impedir a proliferação de plantações de eucalipto em Trás-os Montes. O documentário, embora realizado a 29 de Julho de 2023, inclui também imagens de 1989.

 

Do Pinhal à Central

Realização: Fernando Antunes Amaral

Produção: Biofuelwatch / Zero

Duração 24:10 min

Trailer: https://youtu.be/ti2MN8zB4ek?si=6vl7h3hOGYa9wO3E

Descrição: A Biofuelwatch e a Zero lançaram uma investigação em vídeo sobre o fornecimento de madeira pela fábrica de pellets Pinewells, no Centro de Portugal, cujo maior cliente é a Drax (https://www.biofuelwatch.org.uk/2024/). A Pinewells, que pertence ao Grupo Português Visabeira, utiliza grandes quantidades de madeira de troncos de pinheiro. O vídeo apresenta provas de que a Pinewells obteve parte da madeira de cortes rasos na Reserva Natural da Serra da Losã e no sítio Natura 2000. O vídeo analisa ainda os impactos mais amplos da utilização em larga escala de madeira de pinho para pellets de madeira nas florestas de pinheiros e nas indústrias de produtos de madeira em Portugal. Segundo dados da Associação da Indústria da Madeira de Pinheiro, Centro Pinus, Portugal perdeu 27% da sua área florestal de pinheiro e 35% em termos de produtividade dos pinhais em 15 anos, sendo que 20% de toda a madeira de pinho destina-se ao processamento de pellets, o segundo maior consumidor de pinho do País.

 

Ajude a salvar a Ribeira de Rio de Moinhos

Realização: Fernando Antunes Amaral

Propriedade: Íris – Associação Nacional de Ambiente

Duração: 3:24 min

Descrição: A Ribeira de Rio de Moinhos, no concelho de Abrantes, percorre as freguesias de Aldeia do Mato e de Rio de Moinhos, encontrando-se neste momento convertida num canal de água, com a destruição total da vegetação ao longo das suas margens e a respectiva biodiversidade, numa alegada obra de “engenharia natural”. Ajude-nos com o seu donativo no processo judicial em curso contra a Câmara Municipal de Abrantes, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Rural de Lisboa e Vale do Tejo: há que pôr cobro a esta destruição com fundos públicos ambientais.

Às 19h30, há jantar. Reservas para o e-mail fabrica.de.alternativas@gmail.com até 21 de Novembro (inclusive).

Leave a Reply